Vista Alegre

Clube de Futebol

 equipa portuguesa

equipa inglesa

 

Além de pioneira no fabrico de porcelana, a Família Pinto Basto teve um papel fundamental na introdução do futebol em Portugal. Foram os bisnetos do fundador da Vista Alegre, Guilherme, Eduardo e Frederico Pinto Basto, que introduziram a prática deste desporto no nosso país.. Em 1886 Frederico Pinto Basto trouxe para Portugal a primeira bola de futebol, tendo-se organizado um primeiro desafio em Outubro desse ano. A 22 de Janeiro de 1889, Guilherme Pinto Basto organizou o primeiro jogo de futebol em Portugal, colocando em confronto no Campo Pequeno uma equipa inglesa e uma equipa portuguesa

De todos os desportos promovidos na Fábrica da Vista Alegre o futebol foi sem dúvida uma das modalidades mais encorajadas. O primeiro grupo de foot-ball organizado na Vista Alegre foi apresentado em Agosto de 1915 aquando da inauguração do campo de jogos.

A 1 de Março de 1952 são registados os primeiros estatutos que dão origem ao atual Sporting Club da Vista Alegre. Esta Associação continuou a ser apoiada pelas administrações da fábrica que disponibilizou o campo de jogos, uma Sede, e também materiais que faziam parte do Recreatório/Club e que podiam ser requisitados pelos seus sócios.

Hoje o Sporting Club da Vista Alegre está inscrito na Associação de Futebol de Aveiro e tem cerca de 400 atletas juniores. Além disto, a actual direção tem realizado um trabalho de revalorização do património cultural da Vista Alegre, dinamizando atividades como Exposições, Marchas Populares de S. João, Noites de Fado, proporcionado um espaço de convívio no lugar da Vista Alegre.