Vista Alegre

Missão e Objetivos

entrada

museu

Oficina_pintura

Conservar e guardar a memória da produção da porcelana artística da Vista Alegre foi tradição na fábrica, inerente ao prestígio que a marca alcançou ao longo do século XIX. Apesar de, desde o início da sua produção, ter colecionado os melhores exemplares, o primeiro museu organizado data de 1947 e foi instalado no palácio, junto da Capela da Vista Alegre. Em 1964 o museu foi ampliadoe aberto ao público,mudando para os edifícios antigos da fábrica, local com espaço para alojar o espólio de peças de porcelana, documentos e desenhos. Estas instalações foram renovadas em 2001.

Entre 2014 e 2016 o Museu Vista Alegre sofreu obras de requalificação, que incluíram a recuperação do património edificado existente e a ampliação dos espaços expositivos, destacando-se a integração de dois antigos fornos da empresa nas áreas de receção do Museu.

O novo museu pretende mostrar a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30.000 peças. 

O edifício da antiga Creche da Vista Alegre foi também recuperado e reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre. Datado de 1944, este espaço acolhia e cuidava dos filhos dos trabalhadores, representando um importante apoio social para a comunidade. De futuro, terá como objetivo dinamizar uma programação cultural rica e diversificada que promova a ligação entre a fábrica e os seus visitantes, criando oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da pintura cerâmica ou modelação de pasta.

 

O Museu Vista Alegre assume como missão promover a salvaguarda, investigação e interpretação do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, inspirando e motivando os visitantes para o conhecimento da cultura cerâmica, através das coleções e valores da Vista Alegre. 

Através do cumprimento das suas metas estratégicas, tem como visão ser um museu de projeção internacional, um espaço inspirador, aberto à partilha e à promoção do conhecimento, vocacionado para o estudo e interpretação da cultura cerâmica.

 

Metas Estratégicas: 

 Assegurar a recolha e salvaguarda do património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, através do cumprimento pleno das suas funções museológicas;  

- Potenciar o perfil público do museu e prestar um serviço de qualidade ao cliente; 

- Melhorar a qualidade e acessibilidade de interpretação das coleções do Museu e património industrial da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre; 

- Assegurar a gestão dos recursos financeiros e patrimoniais de modo eficiente e sustentável.