Vista Alegre

HELEN M. STREVENS

HELEN M. STREVENS

Helen M. Strevens nasceu em 1974, em Auckland, na Nova Zelândia.

Formou-se com distinção na faculdade de arquitetura da Universidade de Auckland, e iniciou-se como cenógrafa na trilogia épica de filmes Senhor dos Anéis. Posteriormente, trabalhou nos filmes O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e O Hobbit. O trabalho neste último valeu-lhe uma nomeação para o Art Directors Guild Award. Estas atividades, juntamente com a oportunidade para fazer o design da casa de campo privada do realizador Peter Jackson, foram alguns dos destaques do início da carreira de Helen.

Estabeleceu, em 2011, a própria empresa de design, o HMS Studio, não abandonando a carreira cinematográfica. As coleções de design desenhadas à mão da Helen decoram peças de porcelana, papel de parede e têxteis. A narrativa e as personagens são temas marcadamente presentes no trabalho de Helen, recordando Jean Cocteau, que cita como influência, juntamente com Fornasetti e Aldo Rossi. Honrando os mestres do passado, o trabalho de Helen conserva uma intemporalidade clássica e, ao mesmo tempo, irreverente.

«Hoje em dia, com a vida tão influenciada pela tecnologia, é importante mantermos a ligação à arte e à cultura. A beleza pertence às nossas vidas quotidianas.»

Os mais recentes projetos da Helen para cinema englobaram os filmes Thor: Ragnarok, Ghost in the Shell – Agente do Futuro e Engenhos Mortíferos. No mundo do design, antes de trabalhar com a Vista Alegre, Helen trabalhou com o Sir John Soane's Museum, em Londres, e expôs trabalho na Sala da Nova Zelândia, na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016.