Artista/designer espanhol, Jaime Hayon nasceu em Madrid, em 1974. Após estudar design industrial em Madrid e em Paris, uniu-se à Fabrica – a academia de design e comunicação que a Benetton fundou em Itália - em 1997, onde orientou o Departamento de Design até 2003. Hayon criou o seu próprio estúdio em 2000 e dedicou-se inteiramente aos seus projectos pessoais a partir de 2003, sendo actualmente um dos mais aclamados criadores a nível mundial.
A sua visão singular foi exposta em primeiro lugar no “Mediterranean Digital Baroque”, na London’s David Gill Gallery, seguida por muitas exposições e instalações em galerias de renome e museus em todo o mundo, tais como: Vivid Gallery, Mak Vienna, Museu Groninger, Aram Gallery, London’s Design Museum, Museu Mudac, Gallery Thomas em Munique, Walker Art Center, Centre Pompidou, bem como na Basel Art Fair, para citar alguns, atraindo a atenção de prestigiosos coleccionadores de arte de todo o mundo. Hoje em dia os seus trabalhos fazem parte das colecções permanentes de algumas destas instituições. A preocupação de Hayon e o seu conhecimento pela capacidade dos artesãos, bem como a sua criatividade inerente permitiu-lhe estender os seus limites de muitos materiais e funções, resultando em colecções para uma grande diversidade de clientes. A sua preocupação com a conservação das aptidões artesanais fê-lo juntar o seu caminho a empresas tradicionais de alta gama preocupadas com a evolução do seu trabalho. Exemplos disso são as colaborações com a Baccarat, Choemon in Japan, Bosa Ceramiche e a Lladro. Hayon criou uma gama de mobiliário para a afamada empresa dinamarquesa Fritz Hansen, assim como para Magis, Established and Sons, Bisazza, B.D. Barcelona, Se London, Bernhardt Design, Ceccotti e Moooi. Desenhou várias colecções de iluminação para a Metalarte e também em colaboração com a Swarovski e a Baccarat. Criou também acessórios para a Piper Heidsieck, Gaia and Gino e a The Rug Company.
Hayon desenhou a sua primeira colecção de relógios de pulso para a nova marca de relógios suíços, OROLOG lançada nos finais de 2013. Estas colecções posicionaram-no na vanguarda de uma nova onda de criadores que derrubaram os limites entre a arte, a decoração e design e um renascimento cuidadosamente esculpido, objectos complexos num contexto de cultura de design contemporâneo.
Adicionando às suas aclamadas paredes internas do restaurante La Terraza del Casino em Madrid e das lojas de calçado Camper, Jaime está actualmente a trabalhar em interiores para hotéis de renome, restaurantes e estabelecimentos de retalho por todo o mundo, o que se tornou uma plataforma para criar objectos especiais e elementos funcionais e não funcionais.
Mais recentemente, terminou a loja Nirav Modi Flagship em Nova Deli, a Octium – uma loja de joalharia no Kuwait, a Faberge Salon em Genebra, Suíça e o Centro de Informação para o Museu Groninger nos Países Baixos. O mais recente projecto de Hayon, o restaurante Le Sergeant Recruteur em Paris, é um bom exemplo de elegância e abordagem artística ao mundo interior. Jaime lançou uma nova peça “Monochrome” da Colecção Timepiece para a marca de relógios suíços OROLOG durante o London Design Festival 2014.
O seu trabalho tem surgido nas mais prestigiadas publicações de arte e design do mundo inteiro. Hayon conquistou inúmeros prémios, incluindo o “Best Installation” pela Icon Magazine, “100 Top list” e “Breakthrough Creator” pela Wallpaper Magazine, Elle Deco International Award em 2006 e em 2012, Elle Deco Alemanha: “Best International Designer” em 2008, “BEST DESIGNER” pela ELLE DECO JAPÃO em 2008, e RÚSSIA “DESIGNER OF THE YEAR” em 2009, MAISON OBJET DESIGNER OF THE YEAR 2010, entre muitos outros. Em 2008, Jaime foi o convidado de honra da Interieur Biennial, na Bélgica, o mais jovem de sempre a receber o tributo. A revista Time incluiu Hayon na lista dos 100 mais importantes criadores dos nossos tempos e a revista Wallpaper também lhe atribuiu o mesmo título.
Com escritórios em Itália, Espanha e Japão, o principal interesse de Hayon é encontrar incessantemente desafios e novas perspectivas.