Vista Alegre

CAPELA DA VISTA ALEGRE

capela

capela_interior



A Capela em honra de Nossa Senhora da Penha de França

Mandada edificar em finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, a Capela da Nossa Senhora da Penha de França é um dos pontos de interesse da Quinta da Vista Alegre.

Edifício imponente e de bela arquitetura, apresenta na fachada principal uma imagem em pedra ricamente trabalhada da Nossa Senhora da Penha de França, Padroeira da Vista Alegre. No interior destacam-se os azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e as abóbadas decoradas com belíssimos frescos. No vão da Capela-Mor ergue-se o imponente túmulo episcopal de D. Manuel de Moura Manuel, magnífico trabalho em pedra de Ançã, da autoria do artista Claude Laprade, e um dos elementos de maior relevo deste edifício.

A Capela da Vista Alegre foi adquirida em hasta pública a 26 de outubro de 1816 por José Ferreira Pinto Basto e classificada como Monumento Nacional no ano de 1910.

Em 2015 a Capela da Nossa Senhora da Penha de França foi alvo de um alargado projecto de restauro, coordenado pela DRCC e DGPC, que abrangeu todo o património histórico e estrutural desta construção setecentista, devolvendo ao olhar do visitante a sua exuberante beleza.

Para mais informações sobre visitas ao espaço consultar Horários e bilhetes