Vista Alegre

Coleções

coleções

coleções

coleções

coleções

Face à natureza da sua missão, o Museu Vista Alegre dedica-se à coleção de objetos que se relacionem com a história e desenvolvimento da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, desde a sua fundação até à atualidade.

São igualmente considerados objetos de estudo testemunhos materiais ligados à evolução social, cultural e económica do lugar da Vista Alegre.

Por outro lado, a especificidade do local onde se encontra integrado o Museu confere-lhe um papel determinante na salvaguarda e construção de uma história local e regional, através da conservação de evidências de uma memória colectiva / individual ligada ao espaço físico e social do Bairro da Vista Alegre e seus habitantes.

O acervo do Museu da Vista Alegre encontra-se dividido nas seguintes secções:

 

Vidro e Cristal

Compreende um conjunto de objetos produzidos numa fase inicial de laboração da empresa, entre 1824 e 1880.

A coleção de vidros e cristais integra diferentes tipologias de objetos utilitários, desde copos, garrafas, frascos, galheteiros, peças decorativas e ainda outras de uso industrial.

 

Pó de Pedra e Porcelana

Coleção que inclui as experiências em pó de pedra realizadas na Fábrica entre 1824 e 1834. A parte mais significativa desta coleção é composta por exemplares em porcelana, fabricados na Vista Alegre, desde 1835 até à atualidade.

A coleção de porcelanas inclui diferentes tipologias de objetos, desde serviços e peças utilitárias, bem como uma gama diversificada de peças de usos decorativos, sendo testemunho da evolução tecnológica e artística da empresa ao longo da sua existência.

 

Desenhos

Coleção que compreende obras de meados do século XIX ao século XXI, de diferentes caraterísticas e proveniências. Podemos destacar a produção interna, de pintores ou desenhadores da escola da Vista Alegre, e as encomendas a artistas nacionais ou estrangeiros, contratados para conceção dos mais diversos objetos utilitários ou decorativos.

Abrange diferentes suportes e técnicas, entre elas grafite, tinta-da-china, aguarela, guache, pastel, carvão e refere-se a obras de caráter técnico e artístico.

 

Arquivo Fotográfico

Núcleo extenso que aborda temáticas diversas, numa cronologia desde o século XX até aos nossos dias. A sua temática abrange fotografias ligadas à produção industrial, funcionários da empresa, festas culturais, visitas institucionais, entre outras.

 

Espólio Documental

Como espólio documental compreendemos a documentação administrativa, correspondência, jornais, revistas, publicações, catálogos e outra documentação de natureza comercial, produzida ou não pela Vista Alegre.

 

Diversos

Núcleo referente a objetos ligados à indústria, destacando-se os equipamentos industriais e utensílios técnicos, a cerâmica produzida noutras unidades industriais e a objetos ligados à história social da Vista Alegre (mobiliário, têxteis, medalhística, pintura, ourivesaria…).