Vista Alegre

Exposições Temporárias



EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS “ILUSTRAÇÃO À VISTA”
4 MAI – 31 AGO | 10:00 ÀS 19:30

BILHETES:

Bilhete inteiro: 2,00€
Bilhete reduzido: 1,00€
Gratuito para crianças < 6 anos ou para portadores de bilhete de visita ao Museu Vista Alegre
LOCAL: Museu Vista Alegre

INAUGURAÇÃO
4 MAI 17:00. Visita guiada às exposições com os curadores.



ILUSTRAÇÃO À VISTA
A Ilustração tem vindo a assumir uma importância crescente na porcelana Vista Alegre, ao longo dos últimos anos. A coleção “1+1=1”, que associa a porcelana Vista Alegre a escritores e ilustradores, o projecto “2i Ilustradores Internacionais”, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte, ou as coleções infantis “Quando Eu nasci” e “Era uma vez um cão”, são exemplos da íntima relação entre a arte da porcelana e a ilustração.
Este prémio encontra-se integrado na terceira edição do Evento “Ilustração à Vista”, promovido em parceria pela Vista Alegre e pelo Município de Ílhavo e que lança o desafio de pensar a ilustração nas suas infinitas e improváveis variantes, em diferentes espaços culturais e públicos do território Ilhavense.



VAGA MENTE
ILUSTRAÇÕES DE ANDRÉ LETRIA


Vaga Mente...
reúne ilustrações de André Letria de origens e períodos diversos.
Às ilustrações feitas para livros, juntam-se outras vindas da imprensa, abarcando um período de mais de vinte e cinco anos a contar histórias através de imagens.

Surreal mente...
Um estilo inconfundível e imagens de grande expressividade e força plástica fazem de André Letria, unanimemente, um dos maiores e mais influentes ilustradores das últimas décadas. Mas é o talento para traduzir ideias em imagens, a surpresa das soluções e a subtileza do humor que o tornam único e irrepetível.
Longe foram ficando as aguarelas, os pastéis secos, os papéis amachucados, os recortes e até os acrílicos. Perdidos em gavetas, depois de cumprida a função inicial em páginas acompanhadas por mais ou menos texto.
Agora ganham sentidos diferentes, peças autónomas à espera das interpretações de leitores sem guião.
Genial?
Absoluta mente!

Curadores: Ju Godinho e Eduardo Filipe



PRÉMIO INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO EM PORCELANA
1ª EDIÇÃO . 2019
A atribuição de prémios na área da ilustração tem vindo a assumir uma dimensão considerável, principalmente no plano editorial, mas passando também para novos formatos, associados ao desenho de novos produtos e a novas marcas.
Foi a pensar na riqueza dos trabalhos com que se deparavam, quer no panorama nacional, quer internacional, que a Tcharan, a Vista Alegre e a Câmara Municipal de Ílhavo resolveram criar o Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana. O objetivo destas três marcas é promover a ligação da ilustração a novos formatos artísticos.
Pretende-se que este prémio seja desafiador e motivador para os ilustradores, um prémio que estimule a pensar sobre um objeto com a finalidade de o transformar numa narrativa visual com diferentes leituras.
O tema deste ano foi o “Espaço”, interpretado pelos concorrentes ora como o espaço sideral, ora como o mar, ora como a falta de espaço, ora como o espaço da casa, da Terra, etc. O resultado é este, e o desafio vai continuar. Para o ano há mais.

Curadores:
Adélia Carvalho e Marta Madureira