Vista Alegre

O Lugar da Vista Alegre

A CAPELA VISTA ALEGRE 

Mandada edificar em finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel, a Capela da Nossa Senhora da Penha de França é um dos pontos de interesse da Quinta da Vista Alegre.

Edifício imponente e de bela arquitetura, apresenta na fachada principal uma imagem em pedra ricamente trabalhada da Nossa Senhora da Penha de França, Padroeira da Vista Alegre. No interior destacam-se os azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e as abóbadas decoradas com belíssimos frescos. No vão da Capela-Mor ergue-se o imponente túmulo episcopal de D. Manuel de Moura Manuel, magnífico trabalho em pedra de Ançã, da autoria do artista Claude Laprade, e um dos elementos de maior relevo desta capela.

A Capela da Vista Alegre foi adquirida em hasta pública a 26 de outubro de 1816 por José Ferreira Pinto Basto e classificada como Monumento Nacional no ano de 1910.

Em 2015 a Capela da Nossa Senhora da Penha de França foi alvo de um alargado projecto de restauro, coordenado pela DRCC e DGPC, que abrangeu todo o património histórico e estrutural desta construção do século XVII, devolvendo ao olhar do visitante a sua exuberante beleza.

Para mais informações sobre visitas ao espaço consultar Horários e bilhetes

capela

capela_interior

Teatro

Edifício cuja primeira construção data provavelmente de 1826, poucos anos depois da fundação da Fábrica. Foi demolido e reconstruído no ano de 1851 para ampliação dos espaços e novamente sujeito a uma profunda remodelação no início do século XX.

Acolheu diversas atividades, entre elas representações teatrais, sessões cinematográficas, bailes, atuações musicais da Banda da Vista Alegre e, mais tarde, do Orfeão.

A iluminação era feita através de acetilene (gás), que se encontrava num depósito por baixo do palco, através de diferentes ramificações que iluminavam o espaço.

O projeto de requalificação foi levado a cabo pela Câmara Municipal de Ílhavo e, nos próximos anos, será gerido pela autarquia, através do Centro Cultural de Ílhavo. Para mais informações sobre programação cultural do Teatro visite Centro Cultural de Ílhavo.

Teatro

interior_teatro

interior_teatro_2

O Bairro Operário

A construção do Bairro iniciou-se em 1824 com a fundação da Fábrica da Vista Alegre. Pertença da Fábrica e criado para os seus trabalhadores, é constituído por diferentes tipologias de moradias, integrando edifícios como o Teatro, o Refeitório ou a Creche. O Bairro da Vista Alegre é um espaço único que se destaca pela riqueza do seu património natural e edificado, e enquanto símbolo de memória e identidade locais.

bairro_VA

Bairro