Análise de factores à escala laboratorial com impacto no desenvolvimento na cor de tonalidade Vermelha
O estudo das condições de processamento e os parâmetros que influenciam o desenvolvimento da cor vermelha dos vidros foi efetuado laboratorialmente, através da fusão de várias cargas. Foi estudado o efeito de variáveis diversas como a temperatura e tempo de fusão, o teor de óxidos e a velocidade de arrefecimento.
Relativamente à fusão da composição do vidro vermelho em laboratório, verificou-se que o conteúdo de um dos constituintes aparenta ter claro impacto no desenvolvimento da cor. Os testes desenvolvidos mostraram que à medida que se aumenta a percentagem do constituinte, a cor vai variando significativamente tornando o vermelho cada vez mais claro. Este efeito foi analisado também por FTIR e RMN.
Redução dos efeitos de instabilidade e de falta de homogeneidade da tonalidade de cor em massa de vidro Vermelho, em arranques após limpeza e entre fusões
Ao nível da produção de substratos de vidro de cor em fornos de fusão descontínuos, foram identificados diversos fatores que influenciam o processo de desenvolvimento e estabilização de tonalidades, tais como: homogeneidade da mistura vitrificável e conteúdo dos elementos constituintes, processo de enforna, temperaturas de fusão e de afinagem da mistura vitrificável, patamares e rampas de subida/descida de temperatura, atmosfera no interior do forno (abertura da chaminé, estado de limpeza das poches, rácio de combustão) e o tratamento térmico secundário em conformação de zona quente e recozimento. Foram estabelecidos e consolidados procedimentos para diversas etapas associadas à produção de substratos de vidro de cor e definidas as condições operatórias associadas. No seguimento do trabalho desenvolvido, verificou-se uma redução nos efeitos de instabilidade e de falta de homogeneidade da tonalidade de cor em massa de vidro Vermelho, em arranques após limpeza e entre fusões.
Desenvolvimento de cor em massa de vidro Vermelho sem necessidade de tratamento térmico
No decorrer dos trabalhos de definição, melhoria e estabilização dos processos de formulação, enforna, fusão e condicionamento de substratos de vidro Vermelho, foi possível desenvolver a tonalidade sem necessidade de tratamento térmico, “striking color”, e sem alteração de tonalidade após recozimento possibilitando a conformação de protótipos por insuflação manual e semi-automática.